A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) informa que, em articulação com os Grupos Culturais, com a Reitoria da Universidade do Minho e com o Comando Distrital da PSP, será reaberta a ala do edifício do Bar Académico que é destinada à dinamização da atividade dos Grupos Culturais da Universidade do Minho, sito no rés-chão do edifício da AAUMinho, na Rua D. Pedro V, no dia 1 de julho.
Este espaço, com mais de três décadas de história ligada à vida académica e cultural da Universidade do Minho, tem acolhido, ao longo dos anos, diversos Grupos Culturais. Estes, totalmente compostos por estudantes e antigos estudantes, no dia-a-dia ensaiam, criam, e animam a Academia e a cidade, representando a UMinho em palcos dentro e fora de Braga, carregando o seu nome para todos os cantos do país, e também Europa e pelo Mundo.
Atualmente, são 10 os diferentes grupos que têm sede de atividade neste corredor, com algumas centenas de membros a passar por lá semanalmente: desde as tunas até à percussão, do folclore à sátira, poesia e ainda música popular, alguns deles com atividade desde os anos 80.
Estes grupos têm um papel essencial na promoção de uma verdadeira integração dos estudantes, na valorização do espírito académico e na produção cultural da cidade de Braga e região minhota. A sua atividade é desenvolvida em regime voluntário, procurando os seus membros apenas dar o seu contributo à cultura, à Academia… trabalhar em prol de algo maior. Enquanto agentes fundamentais na aproximação da Universidade à cidade, estes têm enriquecido a nossa vida cultural e afirmado a UMinho como uma instituição aberta, participativa e culturalmente ativa.
Nos últimos tempos, devido ao encerramento do edifício, os grupos culturais de Braga tiveram de recorrer a espaços alternativos para manter os seus ensaios e guardar o seu património, o que trouxe constrangimentos logísticos e uma maior dificuldade em manter, tanto a regularidade, como também a qualidade da sua atividade.
Apesar de conscientes de que as atuais condições do edifício não são as ideais, todas as entidades envolvidas consideraram que esta reabertura parcial representa, neste momento, a melhor solução possível para garantir a continuidade da atividade dos Grupos Culturais, permitindo que os grupos retomem o seu trabalho de forma organizada, com acesso ao seu espaço e aos recursos indispensáveis ao seu funcionamento.
Sendo injustas as dificuldades pelas quais têm passado nos últimos meses, desejamos agora que este “regresso a casa” permita que retomem a sua atividade com o nível de excelência a que nos foram habituando ao longo das décadas.
Pela Direção da Associação Académica da Universidade do Minho
Subscrito pelos Grupos Culturais do Edifício da AAUMinho na Rua D. Pedro V:
- Associação Recreativa e Cultural da Universidade do Minho;
- Augustuna;
- Azeituna;
- Bomboémia;
- Gatuna;
- Grupo de Música Popular da Universidade do Minho;
- Grupo Folclórico da Universidade do Minho;
- Grupo de Poesia da Universidade do Minho;
- Grupo de Fados da ARCUM;
- Jogralhos;
- Tuna Universitária do Minho;
- Tun'ao Minho;
Também pelos restantes Grupos Culturais da Universidade do Minho:
- Afonsina;
- Coro Académico da Universidade do Minho;
- Literatuna;
- Ordem Profética da Universidade do Minho;
- Percussão Universitária do Minho;
- SINA - Grupo de Fados da Associação Académica da Universidade do Minho;
- Tun'Obebes;
- Tuna de Medicina da Universidade do Minho.